25 de setembro de 2010

Pra quem ama vinil!

Picapes com interface USB reúnem discotecagem analógica e digital. O vinyl pelo jeito nunca vai morrer. Apesar de destronado pela fita cassete nos anos 70, pelo CD nos anos 80 e 90 e nos últimos anos pelo MP3, o vinyl resiste. Depois de muitas inovações no campo do "turntablism", a arte da discotecagem ainda se sustenta em termos de vinyl. Mesmo depois do revolucionário software Final Scratch, que simula mixagens e efeitos de scratch que só podem ser feitos com discos de vinyl, tem gente que não abre mão e existe hoje um movimento de culto ao vinyl.

Para aqueles que cultuam e só compram suas músicas novas em vinyl, mas precisam também ouvir melhor seus discos em seus computadores ou iPods e também para os colecionadores, a solução para passar o vinyl para o computador é a picape USB. Através de uma simples interface USB a picape se liga ao computador e em certos casos diretamente ao iPod, quando vem com dock acoplado. Aqui vão duas dicas de modelos de picape USB. O da Stanton (Stanton T.90), mais profissa, oferece uma solução bem interessante incluindo a picape em si, um cartão de armazenamento de áudio, um pre-amp phono-to-line e um programa de gravação, tudo num só produto. Custa por volta de 400 dólares e tem um design muito bonito e moderno.

O acabamento da T.90 é de plástico, o que a faz parecer um pouco menos profissional, mas é justamente isso que a torna super leve. Não chega aos pés das novíssimas picapes Numark TTX e Vestax PDX-2300MK2 Pro, mas tem controle de rotação (33, 45 e 78RPMs), controle de pitch e também um controle para modificar digitalmente a rotação de uma música. Atrás está a porta USB, além de plugues RCA e controles de impedância e outros. Os programas que vêm com a T.90 são o Audacity (MAC e Windows) e o Cakewalk Pyro 5 (Windows). A opção mais barata é a da Urban Outfitters e custa por volta de 140 dólares. É compatível com MAC e PC e tem um software bem fácil de usar. Toca discos de 7 e 12 polegadas em rotações 33 1/3, 45 e 78 RPM. Tem o braço automático, agulha de diamante, e controles de som. O design é retrô, de madeira, com alça de metal e resina.


Fonte: bitsmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário