24 de abril de 2012


postado em agosto'2011


Zélia Chueke - Brazilian Piano 1972-2007 [ABM Digital]


O lançamento acontecerá dia 23 de agosto, terça-feira, na Academia Brasileira de Música.

Com uma carreira que evolui pelo Brasil, América e Europa, e em que transita entre a música de Câmera, participações em orquestras, festivais internacionais de música contemporânea e gravações para rádios e TVs, Zélia já havia arrancado elogios de gente importante da cena musical Nova Iorquina com o seu primeiro álbum dedicado às obras de Debussy e Brahms. E graças aos seus incansáveis esforços na divulgação do trabalho de compositores brasileiros contemporâneos, se acostumou a ter obras criadas em sua homenagem.

A pianista também frequenta com desenvoltura palcos prestigiosos por todo o mundo, entre eles o New York Steinway Hall, Le Frack Concert Hall(NY), Lincoln Theater Miami e Palais Clam Gallas(Viena).

Apesar de ser reconhecida, sempre em primeiro lugar, como brilhante intérprete e "performer", ela ainda se dedica(e a música agradece) ao ensino, tendo lecionado na New World School Of Arts da University Of Miami(onde, como se não bastasse, foi Diretora Musical da série Notes, Strokes and Moviment e do departamento de dança da universidade) e atuando como Pesquisadora Permanente junto ao Observatoire Musical Français - Universitè de Paris - Sorbonne.

Brazilian Piano 1972-2007, O álbum:

Segundo da discografia da performer, Brazilian Piano é um cd de piano Solo composto de 6 faixas com obras de compositores brasileiros - Paulo Lima, Lindenbergue Cardoso, Ricardo Taccuchian, além de Villa-Lobos (para dar continuidade às homenagens ao cinquentenário de morte do compositor)

O álbum foi inteiramente gravado na Église Lutherienne de Saint-Marcel em Paris, durante o mês de fevereiro de 2010, imediatamente após ter mostrado com grande sucesso o repertório do mesmo em concerto no Lincoln Center.

Zélia decidiu por as mãos à obra, depois de muito ouvir do compositor Ricardo Taccuchian (conhecedor de seu estilo e tendo assistido seus concertos em variadas e diversas ocasiões, no Brasil e em diversos países) que a Academia Brasileira de Música receberia com carinho e orgulho sua produção. Partindo desse incentivo a pianista tratou de começar o processo exaustivo de aprimorar a execução do repertório escolhido, inegavelmente de qualidade musical superior e representativo do que de melhor a música brasileira de concerto tem a oferecer aos ouvidos atuais. A pianista não apenas se alegra com o resultado final primoroso, como se orgulha de sua relevância no momento musical brasileiro. E também do aval da ABM à sua produção e ao seu talento.

O repertório foi inteiramente decidido, testado e escolhido pela pianista com ênfase em obras importantes e significativas da produção musical brasileira de fases diferentes da segunda metade do século XX.

Brazilian Piano 1972-2007 - Zélia Chueke pode ser comprado através do site da ABM (www.abmusica.org.br), da Revista Concerto (www.revistaconcerto.com.br) nas livrarias Cultura e Travessa.

Preço médio : R$ 20,00

Lançamento : Dia 23 de agosto, 16h em

Academia Brasileira de Música - Rua da Lapa, 120. 12º

Entrada Franca | Censura Livre


Zélia Chueke , saiba mais - www.zeliachueke.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário