23 de abril de 2012



(postado em junho'2011)
Santa Música em Santa Teresa
19 de junho - 2011


Vivi por algum tempo em meio as ladeiras bucólicas e aos trilhos da história e da poesia, as casas acesas, as mentes acesas, sempre plugadas com a efervecência renovadora da arte.  Músicos, compositores, pintores, escultores, artesãos e poetas girando sem muito alarde, numa espécie de cilibrina oculta, uma verdadeira celebração a beleza, uma produção incessante de sons, palavras, gestos e principalmente pensamentos e
sentimentos edificantes.


Essa era e é a boa e velha Santa Teresa com seu casario franco-melancólico variando em cortiços, mansardas e ateliês, sem contar os típicos personagens que flutuam em cada esquina, do Corvelo a Dois Irmãos, do Guimarães ao Largo das Neves.


Mais uma vez Santa Teresa será cenário e inspiração para um grande evento de arte, uma gigantesca confraternização sonora que reunirá todas as tribos musicais, abaixo reproduzo o texto original da produção do evento.


"Sustentabilidade Musical e Culturabilidade Sustentável" em 8 horas seguidas de som (feitas por mais de 400 músicos) reunindo público, produtores e outros profissionais da música brasileira em torno de um circuito musical pelas ruas de Santa Teresa, bairro do Centro do
Rio de Janeiro.


No domingo, dia 19 de junho de 2011, das 13h às 21h, ao longo dos eixos da linha do bonde, em 2 km de rua divididos em 12 diferentes espaços musicais, 100 diferentes bandas vão se apresentar em versões acústicas, semi-acústicas e amplificadas.


Moradores e comerciantes também produzem seus próprios Espaços Musicais e recebem outras bandas inscritas no Festival.  Dentro das casas ou nas lojas, em janelas, varandas, quintais ou garagens.


No hall do Cine Santa, único cinema do bairro, uma loja exclusiva venderá produtos criados pelas bandas participantes:  CDs independentes ou não, camisetas, cartões, etc.


Histórico


Uma ideia original, do grupo Coletivo Santa Música, para dar visibilidade à musicalidade contemporânea.  Por partir do conceito de uma celebração na rua, democrática e rica em diversidade artística, o Festival Santa Música recebeu da organização da "Fête de La Musique" - Dia da Música na França, que em 2011 fará sua 30ª edição a chancela
da International Fête de la Musique Network, que congrega mais de 430 cidades em todo o mundo, numa grande rede mundial em favor da música."


Algumas das apresentações confirmadas até agora, via Facebook : Farofa Carioca, Tipo Uísque, Maracutaia, Forró de Ponta, Café Irlanda, Rockz , Mulheres de Chico, Beach Combers, Jefferson Gonçalves, DJ ZOD, Orquestra Voadora , Gabriel Muzak , Lá e Cá, Vixe, DJ Lencinho, El Efecto, Julieta Brandão, Songoro Cosongo , Moda de Viola e DJ Tataogan.


Rock, baião, samba, eletro pop, mpb, música latina e o que mais vier, Santa vai ferver, aleém do que ficará igualzinha ao P & M, vai respirar e transpirar música, certamente nos encontraremos em algum dos pontos sonoros ou quem sabe no estribo do bonde, até lá!


por Mario Medella

Nenhum comentário:

Postar um comentário