1 de agosto de 2010

[Dicas do Melômano] Inteira: Tatiana Parra

Ex-vocalista de Rita Lee, Sandy & Junior, Ivan Lins e Toquinho, a cantora Tatiana Parra lança seu primeiro álbum, Inteira. Desde a infância circula por estúdios de gravação cantando jingles e fazendo backing vocal. A primeira experiência foi aos cinco anos no Estúdio Lua Nova, do compositor Thomas Roth. Entre comerciais, encomendas e atuação ao lado de nomes como Ivan Lins, Rita Lee, Toquinho, Chico Pinheiro, André Mehmari e a dupla Sandy & Júnior, ela sempre quis iniciar carreira-solo. Não é à toa que Tatiana Parra se sente vitoriosa ao lançar o álbum Inteira, pela Gravadora Borandá. O título cabe como uma luva nesse momento especial na carreira da cantora e compositora. Sem medo de se expor, Tatiana está pronta a ouvir críticas, mas sem deixar de curtir a concretização de um sonho. "Tenho uma auto-crítica tão exacerbada, que prefiro encarar esse momento com um ouvido menos clínico e cirúrgico", explica a cantora, lembrando o quanto é difícil no Brasil ser artista e pagar as contas.

Para produzir o primeiro álbum-solo, Tatiana Parra contou com a preciosa ajuda do amigo Marcelo Mariano, filho de César Camargo Mariano. Foi ele que convenceu o pai a fazer os arranjos da música "Bandeira", de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro. A cantora lembra que quando Marcelo ouviu música comentou: "Queria chamar meu pai". Incrédula, Tatiana Parra disparou: "Será que ele topa?" Topou. Além dos arranjos, César Camargo Mariano também tocou piano, imprimindo sua marca na música "Bandeira", ao lado do flautista Teco Cardoso.
* Bandeira - Tatiana Parra

Definir as 11 faixas do álbum não foi tarefa fácil. Tatiana Parra só não queria abrir mão de canções de Ivan Lins, Chico Pinheiro e Sérgio Santos. As outras faixas incluem Tom Jobim e Vinícius de Moraes, pela influência bossa nova dos avós; Milton Nascimento, pelo caldeirão musical que representou o Clube da Esquina; e os compositores parceiros da própria Tatiana: Dani Gurgel, Pedro Viáfora e Giana Viscardi. "Eu me alimento dos meus contemporâneos", resume a cantora.

Tatiana Parra detalhou todo esse processo em entrevista a Alexandre Ingrevallo, em 15 de junho, dois dias antes do show no Sesc Pompeia, em São Paulo.
* Tatiana Parra: ser artista no Brasil é coisa pra guerreiro! -


Por Shirley Ribeiro
(20/06/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário