19 de agosto de 2010

The Godfather of Soul

James Joseph Brown (originalmente James Joseph Brown Jr. ), ou
simplesmente James Brown ( Barnwell , 3 de Maio de 1933 — Atlanta , 25
de Dezembro de 2006 ) músico, cantor , compositor e produtor musical
norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do
século XX na música.


Como um prolífico cantor, compositor, dançarino e bandleader , Brown foi
uma força fundamental na indústria da música. Deixou sua marca em
diversos artistas ao redor do mundo, influenciando até mesmo os ritmos
da música popular africana , como o afrobeat , juju e mbalax , e
forneceu o modelo para todo um subgênero do funk , o go-go .


Brown começou sua carreira profissional em 1956 e fez fama no fim da
década de 1950 e começo da década de 1960 com a força de suas
apresentações ao vivo e várias canções de sucesso.


Brown foi conhecido por inúmeros apelidos , incluindo Soul Brother
Number One , Sex Machine , Mr. Dynamite , The Hardest Working Man in
Show Business , The King of Funk , Minister of The New New Super Heavy
Funk , Mr. Please Please Please Please Her , I Feel Good , The Original
Disco Man e principalmente The Godfather of Soul ("O Padrinho do
Soul"). No livro "Sweet Soul Music" de Arthur Conley , ele é descrito
como King of Soul ("Rei do Soul").



James Brown, cujos pais eram Susie Behlings e Joseph ("Joe") James
Gardner (que mudou seu nome para Brown pois Mattie Brown o criou) na
pequena cidade de Elko (Carolina do Sul) durante a Grande Depressão .
Brown, que teria o nome do pai, acrecido de "Jr.", foi incorretamente
registrado como James Joseph Brown, Jr. Quando criança, Brown era
chamado de Junior . Quando mais tarde foi viver com a tia e um primo,
ele passou a ser chamado de Little Junior pois seu primo também era
chamado de Junior .


Brown e sua família viviam em extrema pobreza. Quando Brown tinha
dois anos de idade, seus pais se separaram depois que sua mãe deixou seu
pai para ficar com outro homem. Depois que a mãe abandonou a família,
Brown continuou a viver com seu pai até a idade de seis anos. Depois
desse período, Brown e seu pai se mudaram para Augusta (Geórgia) .



O pai entregou Brown para uma tia, que administrava uma casa de
prostituição . Embora Brown vivesse com parentes, passou longos períodos
a própria sorte, perambulando pelas ruas.



Durante sua infância, Brown ganhava dinheiro engraxando sapatos,
vendendo e trocando selos, lavando carros e louças além de cantar em
concursos de talentos. Brown também fez shows para as tropas de Camp
Gordon no começo da Segunda Guerra Mundial pois os comboios viajavam por
uma ponte próxima à casa de sua tia. E assim, ganhando dinheiro nestas
aventuras, Brown aprendeu a tocar gaita dada ele por seu pai. Tampa Red
, famoso músico americano e que estava namorando uma das meninas da casa
de sua tia, ensinou Brown a tocar guitarra; além disso, aprendeu com
outros músicos a tocar piano e bateria. Brown quis se tornar artista
após assistir Louis Jordan , um popular músico de jazz e R&B .



Brown começou a praticar crimes em Augusta e na idade de 16 anos foi
condenado por assalto a mão armada e enviado para um centro de detenção
juvenil em Toccoa em 1949 .


Enquanto estava na escola reformatória, conheceu Bobby Byrd , que viu
Brown se apresentar na prisão. A família de Byrd ajudou em sua soltura
antecipada após cumprir três anos de sua sentença. As autoridades
concordaram em soltar Brown com a condição que ele conseguiria um
emprego e não retornaria a Augusta ou Richmond County. Após tentar o
boxe e ser arremessador em um time semi-profissional de beisebol
(uma carreira interrompida por uma lesão na perna), Brown focou toda sua
energia na música, "a música me salvou".



A carreira de Brown atravessou décadas e influenciou profundamente o
desenvolvimento de diferentes gêneros musicais. Brown se apresentou
em concertos, primeiro na região Sul dos EUA, depois por toda a América
e então pelo mundo todo, além de se apresentar em shows de televisão e
filmes. Embora tenha contribuído com o mundo musical por seus vários
sucessos, Brown tem o título de artista que mais colocou singles nas
paradas da Billboard Hot 100 sem nunca atingir o número um desta parada.



Em 1955 , Brown e a irmã de Bobby Byrd , Sarah se apresentaram em um
grupo chamado "The Gospel Starlighters". Eventualmente Brown se juntava
ao grupo vocal de Bobby Byrd, the Avons, e Byrd transformou o som do
grupo em secular rhythm and blues . Após o nome do grupo ter sido mudado
para The Flames, Brown e o grupo de Byrd foram para o Sul, o chamado "
chitlin' circuit ". O grupo então assinou um contrato com o selo Federal
Records de Cincinnati ; selo do mesmo grupo da King Records .


A primeira gravação do grupo foi o single " Please, Please, Please " em
1956. O single atingiu o número 5 da parada R&B, vendendo mais de um
milhão de cópias. Nove subsequentes singles lançados pelos The Flames
falharam em atingir o mesmo sucesso do single de estreia, e o grupo
passou a sofrer o risco de sair da King Records.


As primeiras gravações de Brown foram composições inspiradas no
gospel-R&B, altamente influenciadas pelo trabalho de músicos como Ray
Charles e Little Richard . A relação com Little Richard foi
particularmente significante no desenvolvimento como músico e showman .
Quando Richard deixou a música pop em 1957 para se tornar pregador,
Brown substituiu Richard nas datas restantes. Vários músicos que
acompanhavam Little Richard se juntaram ao grupo de Brown depois que
Richard deixou a cena.


Brown atribuia a criação do funk aos Upsetters.


Brown retornou as paradas em 1958 com o sucesso " Try Me ". Este single
foi o mais vendido entre os discos de R&B do ano, e se tornaria o
primeiro de 17 canções que atingiriam o topo da parada R&B pelas
próximas duas décadas. No lançamento de "Try Me" em disco, o nome
do grupo passou a ser James Brown and The Famous Flames .


Em 1959, Brown e os Famous Flames se mudaram da Federal Records para a
King Records. Brown começou a ter recorrentes conflitos com o presidente
da King Records Syd Nathan , a respeito de repertório e outras questões.
Em um notável acontecimento, Brown gravou o sucesso de 1960 " (Do the)
Mashed Potatoes " na gravadora Dade Records , de propriedade de Henry
Stone , sobre o pseudônimo de "Nat Kendrick & The Swans" porque Nathan
se recusou a permitir que fosse gravado na King.



Brown entrou nas paradas no começo dos anos 60 com sucessos como a cover
" Night Train " em 1962. Enquanto os singles de Brown eram grandes hits
no chamado chitlin' circuit , no Sul dos EUA e na parada R&B Top Ten,
ele os Famous Flames não tinham sucesso nacionalmente até a apresentação
ao vivo gravada no LP de 1963 Live at the Apollo . Brown financiou por
si próprio a gravação do álbum, que foi lançado pela King Records com
objeções do dono da gravadora Syd Nathan, que não viu potencial
comercial em um álbum ao vivo sem nenhuma canção nova. Apesar das
expectativas de Nathan, o álbum ficou nas paradas pop por quatorze
meses. Em 1963 Brown lançou uma versão da balada "
Prisoner of Love " (seu primeiro sucesso a atingir o Top 20) e fundou
(sob bons olhos da King Records) a incipiente Try Me Records , primeira
tentativa de Brown em gerenciar uma gravadora.



Após o sucesso Live at the Apollo Brown lançou uma série de singles que,
juntamente com o trabalho de Allen Toussaint em Nova Orleães , definiram
a fundação da música funk . Com o sucesso de Live at the Apollo e o
fracasso da King Records em expandir suas vendas diante do consumidor
negro, James Brown e o amigo Bobby Byrd formaram uma companhia de
produção, Fair Deal, para promover os discos de Brown perante as
plateias "brancas". Neste arranjo a Smash Records , uma subsidiária da
Mercury Records foi usada como veículo para distribuir a música de
Brown. A Smash lançou em 1964 " Out of Sight ", que atingiu o número 24
nas paradas pop e apontou o caminho para o funk que viria a seguir.
Este disco disparou uma batalha legal entre a Smash e a King.


Durante a metade dos anos 60, duas canções de Brown " Papa's Got a Brand
New Bag " e " I Got You (I Feel Good) ", ambas de 1965 , foram sucessos
tantos nas paradas pop como nas paradas R&B, sendo os singles mais
vendidos por mais de um mês. Em 1966 , "Papa's Got a Brand New Bag"
venceu o Grammy na categoria "Melhor Gravação de Rhythm & Blues". Brown
continuou ganhando fama com aparições em filmes como Ski Party e The
T.A.M.I. Show , no qual ele e os Famous Flames (Bobby Byrd, Bobby
Bennett e "Baby Lloyd" Stallworth) subiam ao palco com os The Rolling
Stones .


Enquanto a década de 60 chegava ao fim, Brown continuava a refinar o
novo idioma do funk. A canção de 1967 (que atingiu o número 1 na parada
R&B), " Cold Sweat ", algumas vezes citadas como a primeira canção funk,
foi a primeira a conter um solo de bateria conhecido como "drum break".
Os arranjos instrumentais de faixas como " Give It Up Or Turnit A Loose
" e " Licking Stick-Licking Stick " (ambas gravadas em 1968 ) e " Funky
Drummer " (gravada em 1969 ) apresentava uma versão mais desenvolvida do
estilo que Brown apresentava até a primeira metade dos anos 60, com a
sessão de sopro , guitarras , baixo e bateria misturados em intricados
padrões e múltiplos riffs .


As mudanças no estilo de Brown que começaram com "Cold Sweat" também
estabeleceram os fundamentos de outros sucessos de Brown, como " I Got
the Feelin' " (1968) e " Mother Popcorn " (1969). Nesta época os vocais
de BRown frequentemente tomavam a forma de um tipo de declamação
rítmica, nem totalmente cantada nem totalmente falada. Isto se tornaria
uma grande influência nas técnicas de fazer rap das décadas vindouras.


As gravações de Brown influenciaram artistas em toda a indústria
musical, mais notadamente Sly Stone e sua Sly & the Family Stone ,
Charles Wright & the Watts 103rd Street Rhythm Band , Booker T. & the
M.G.'s e cantores de soul como Edwin Starr , The Temptations , David
Ruffin e Dennis Edwards . O então pubescente Michael Jackson levou os
gritos e dança de James para o mainstream como líder dos The Jackson 5
da gravadora Motown . Estas mesmas faixas foram mais tarde ressucitadas
por incontáveis músicos de hip-hop à partir dos anos 80. Como resultado,
James Brown permanece até os dias de hoje como o artista mais sampleado
da história com "Funky Drummer" sendo a peça musical mais sampleada
de todos os tempos.


Durante este período, o império musical de Brown cresceu e expandiu sua
influência na cena musical. Enquanto o império de Brown crescia seu
desejo por independência financeira e musical também cresciam. Brown
comprou estações de rádio no final dos anos 60, inluindo a WRDW emn
Augusta, Georgia onde ele engraxava sapatos quando criança.



Por volta de 1970, a maioria dos membros da banda de James em sua
formação clássica tinha deixado a banda em busca de outras
oportunidades, o grupo The Famous Flames também tinha acabado, com
apenas o membro original Bobby Byrd permanecendo com Brown. Brown e Byrd
contrataram uma nova banda que incluía futuros astros do funk, como o
baixista Bootsy Collins , o irmão de Collins, o guitarrista Phelps
"Catfish" Collins e o trombonista e diretor musical Fred Wesley . Esta
nova banda foi chamada de " The J.B.'s " e fez sua estréia no single de
1970 " Get Up (I Feel Like Being A) Sex Machine ". Embora os The J.B.'s
tenham passado por diversas mudanças, com a primeira ocorrendo em 1971,
foi a banda mais conhecida de James.



Em 1971, Brown começou a gravar pela Polydor Records que passara também
a distribuir os discos do catálogo da King Records. Muitos amigos e
músicos de apoio, como Fred Wesley & The J.B.'s, Bobby Byrd , Lyn
Collins , Vicki Anderson e Hank Ballard , lançaram discos pela People
Records , um selo fundado por Brown e que foi comprado pela Polydor como
parte do novo contrato de James. A maioria das gravações feitas na
People tinha a produção do próprio James Brown.


As gravações de Brown pela Polydor durante os anos 70 exemplificam as
inovações de James nos 20 anos precedentes. Composições como " The
Payback " (1973), " Papa Don't Take No Mess ", "Stoned to the Bone" e "
Funky President (People It's Bad) " (1974) e " Get Up Offa That Thing "
(1976) estão entre as mais notáveis gravações durante este período.



Pela metade dos anos 70, o status de estrela de Brown estava em
decadência, e os músicos chaves de sua banda como Fred Wesley o deixaram
para se juntar ao Parliament-Funkadelic . O estilo disco pegou Brown de
"guarda baixa" e anulou o estilo de puro funk nas pistas de dança. Seus
álbuns de 1976 Get Up Offa That Thing e Bodyheat foram as primeiras
aproximações de Brown ao ritmo da disco e as habilidosas produções.
Enquanto os álbuns Mutha's Nature (1977) e Jam 1980s (1978) não geraram
nenhum sucesso nas paradas, o LP de 1979 The Original Disco Man (um
albúm de Disco Music ) fez da canção "It's Too Funky in Here", seu
último sucesso da década. Importante dizer que The Original Disco Man
foi o único álbum que não foi produzido pelo próprio Brown; neste caso
foi produzido por Brad Shapiro.


Brown experimentou um ressurgimento durante os anos 80, aparecendo em filmes
como The Blues Brothers , Doctor Detroit e Rocky IV , assim como uma
participação especial em Miami Vice no episódio "Missing Hours" (1988).
Também gravou Gravity , um álbum tanto quanto popular, lançado pela
Scotti Bros. , e o single de 1985 " Living in America ", que fazia parte
da trilha-sonora do filme Rocky IV . Em 1987 , Brown venceu o Grammy por
Melhor Vocal Masculino de R&B por "Living in America". Brown ainda
colaborou com o artista de hip-hop Afrika Bambaataa no single " Unity ".


Em 1988 , Brown trabalhou com o time de produtores do grupo Full Force
no álbum I'm Real , álbum este altamente influenciado pelo hip-hop, e
que conseguiu colocar o single "Static" em número 5 na parada R&B.
Enquanto isso o remix de "Give It Up Or Turnit A Loose", originalmente
gravado em 1969 e presente na compilação In the Jungle Groove se tornou
tão popular em pistas de hip-hop que um dos fundadores do hip-hop,
Kurtis Blow chamou a canção de "o hino nacional do hip-hop".



Depois de uma temporada na prisão no fim dos anos 80, Brown lançou o
álbum Love Overdue com um novo single "Move On". A Polydor também lançou
em 1991 um box com quatro CDs chamado Star Time . Quase todos os discos
de James foram relançados em CD, sempre com faixas adicionais e
comentários de especialistas.


As apresentações de James Brown eram famosas pela intensidade e duração.
Seu objetivo pessoal era "dar as pessoas mais do que elas vieram
buscar — fazê-las cansar, porque é para isso que elas vieram.'" O
repertório dos shows consistia em sua maioria de seus próprios sucessos
e canções mais recentes, com algumas covers. Brown dançava
vigorosamenteenquanto cantava, fazendo passos de dança, entre eles o
famoso Mashed Potato . Além disso, os músicos e cantores de apoio (The
Famous Flames) apresentavam danças coreografadas, e nas últimas
apresentações, a turnê incluía dançarinos. Brown exibia roupas
extravagantes e cabelos perfeitamente cortados que completavam o visual.


Durante o final dos anos 60 e começo dos anos 70, James Brown foi
reconhecido por seu trabalho social. Em 1966 , ele lançou o single
"Don't Be a Drop-Out" como uma lição para estudantes jovens que tinham a
intenção de desistir dos estudos. Mais tarde fez discursos para dezenas
de crianças lembrando a importância da educação na escola. Em 1967 ,
lnaçou um single patriótico, "America is My Home", que era um "rap"
sobre como ele via as pessoas, particularmente a comunidade
afro-americana, que estava negligenciando o país que poderia dar-lhes
oportunidades e explicando como em um momento ele estava engraxando
sapatos e à seguir, cumprimentando o Presidente dos EUA, como fez com o
Presidente Lyndon B. Johnson quando de seu encontro para a doação de
dinheiro para programas de prevenção de abandono escolar.


Um ano mais tarde, se apresentou em Boston um dia depois da morte de
Martin Luther King, Jr. . É dado crédito a James Brown por evitar uma
revolta naquela cidade devido a esta apresentação. A história é
documentada no filme "The Night James Brown Saved Boston".


Após isso, o Presidente Johnson solicitou a Brown para visitar
Washington, D.C. e cumprimentar moradores do centro da cidade se
apresentando em um concerto beneficente e expressando a noção de que a
violência "não era o caminho a seguir". Muitos da comunidade negra
sentiam que Brown se comunicava com eles mais do que qualquer outro
líder do país, um sentimento que foi fortalecido com o lançamento do
single, " Say It Loud - I'm Black and I'm Proud ".



Brown continuou a se apresentar em vários concertos beneficentes pelos
direitos civis, incluindo a organização PUSH de Jesse Jackson e o
partido dos Panteras Negras . Brown também continuou a lançar singles
com profundo conteúdo social: "I Don't Want Nobody To Give Me Nothing
(Open Up the Door, I'll Get It Myself)" (1969), "Get Up, Get Into It,
Get Involved" (1971), "Talking Loud and Saying Nothing" (1972), "King
Heroin" (1974), " Funky President (People It's Bad) " (1974) e "Reality"
(1975). Na semana anterior a sua morte, Brown levou presentes para
crianças em um orfanato de Atlanta.



Em 23 de Dezembro de 2006, James Brown, doente, apareceu no escritório
do seu dentista em Atlanta, Geórgia várias horas depois do horário
marcado para um implante dentário. Durante esta visita, o dentista de
Brown observou que ele parecia "muito mal… fraco e tonto". Ao invés de
fazer o implante, o dentista recomendou que Brown fosse ao médico
imediatamente.



Brown foi ao Hospital Crawford Long na Universidade de Emory em Atlanta
em 24 de Dezembro de 2006 para uma avaliação médica de suas condições, e
deu entrada neste hospital para observação e tratamento. De acordo
com Charles Bobbit , amigo e agente de longa data, Brown tinha estado
doente e com tosse desde seu retorno de uma viagem a Europa em
Novembro. Bobbit acrescentou que era característico de Brown nunca
contar ou reclamar a alguém sobre estar doente, inclusive durante shows.
Embora Brown tivesse cancelado shows em Waterbury ( Connecticut ) e
Englewood , Brown estava confiante que o médico iria dispensá-lo do
hospital a tempo de realizar shows na véspera do Ano Novo.


Para as celebrações de Ano Novo, Brown estava agendado para se
apresentar no Teatro Count Basie em Nova Jérsei e no B. B. King Blues
Club em Nova Iorque, além disso faria uma apresentação ao vivo na CNN no
programa especial de fim de Ano de Anderson Cooper . No entanto,
Brown permaneceu internado e seu estado de saúde piorou ao longo desse
dia.


Em 25 de Dezembro de 2006, Brown morreu aproximadamente a 1:45 da manhã
insuficiência cardíaca resultante de complicações da pneumonia , estando
ao seu lado, seu agente Frank Copsidas e seu amigo Charles Bobbit.
De acordo com Bobbit, Brown proferiu as palavras "Estou indo embora esta
noite".

Nenhum comentário:

Postar um comentário