17 de agosto de 2010

O Menestrel Latino

Expoente da música cubana surgida com a Revolução Cubana , Silvio
Rodriguez é um
dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional,
criador juntamente com Pablo Milanés , Noel Nicola , Vicente Feliú e
outros músicos do movimento da Nova Trova Cubana. Considerado um poeta
lúcido e inteligente, capaz de sintetizar o intimismo e os temas
universais com a mobilização e a consciência social.

Silvio Rodríguez Domínguez, filho de Argelia e Dagoberto, nasceu a 29 de
Novembro de 1946 na vila de San Antonio de los Baños ( Cuba ). Aos cinco
anos, a família muda a residência para a capital, Havana . Lá recebe
gratuitamente, aos sete anos, aulas de piano, graças a Margarita Pérez
Picó. Com a idade de apenas dez anos, os pais divorciam-se e a mãe
leva-o com a irmã de volta à sua vila natal, até regressarem a Havana
em 1958 , um mês antes da Revolução triunfar. Em 1961 , Silvio participa das campanhas de alfabetização, e um ano
depois começa a trabalhar como desenhista de tiras (histórias em
quadrinhos) no semanário Mella, onde Lázaro Fundora põe nas mãos dele
pela primeira vez um violão. É também nessa altura que conhece Vicente
Feliú.

Em 1964 , incorpora-se à tropa, onde vai começar a tocar violão e compor
canções durante os tempos livres como meio de combater o aborrecimento.
Dessa época são conhecidas composições como "El Viento Eres Tú", "Y Nada
Más", "La Canción de la Trova" ou "Quédate". Forma ainda um dueto com
Luís López, que tocava guitarra eléctrica. Logo vai começar a escrever
artigos jornalísticos e poemas para diversas revistas. Em 1967 , Mario
Roemu, pai de uma amiga de Silvio, encoraja-o para se apresentar no
programa de televisão "Música y Estrellas", e faz-lhe alguns arranjos de
"Sueño del Colgado y la Tierra" e "Quédate", as canções que iria
interpretar. É nesses anos que começa a actuar de forma solo ou como artista
acompanhante de César Portillo de la Luz (autor do conhecido bolero
"Contigo en la Distancia"), e entra na Casa de las Américas, organização
cultural dirigida por Haydée Santamaría , onde encontrou com outros
cantores de intervenção como Pablo Milanés e Noel Nicola .
À morte de Che Guevara , Silvio compõe com sons roqueiros "La Era Está
Pariendo un Corazón" e "Fusil Contra Fusil", canções que em 1968 iria
incluir no seu disco colectivo "Hasta la Victoria Siempre". Também iria
começar nessa altura a aparecer como artista principal no programa de
televisão "Mientras tanto", que no fim-de-ano foi retirado da emissão
após ter Silvio elogiado os Beatles . No ano seguinte ( 1969 ), foi como
trabalhador no barco pesqueiro Playa Girón, navegando durante quase
cinco meses pelo Oceano Atlântico nas costas africanas (aportando nas
Canárias e Senegal ). Durante a viagem, compõe 72 canções,
muitas delas conhecidas, como "Ojalá", "Playa Girón", "Boga, Boga",
"Jerusalén Año Cero", "Cuando Digo Futuro" e "Al Final de Este Viaje en
la Vida", que muitos anos depois seriam editadas no livro de poesia
Canções do Mar.
No início dos anos setenta, junto a Pablo Milanés e outros que mais
tarde iriam fazer parte da Nova Trova, integra o Grupo de Experimentação
Sonora do ICAIC (GESI), que se encarregaria de gravar trilhas sonoras
para filmes e documentários cubanos diversos. Recebe uma completa
educação musical graças a vultos reconhecidos como o compositor e
guitarrista Leo Brower. O GESI investigaria e fusionaria elementos da
música tradicional cubana e brasileira(tropicália e bossa nova), o rock , o jazz , a música
clássica, a música electrónica, o happenin, o fenómeno beat, etc...
resultando em sons originais. Desta altura são algumas gravações como
"Fusil Contra fusil", "El Papalote", "Cuba Va" (um curioso rock cantado
junto a Pablo Milanés e Noel Nicola), "De la Ausencia y de Ti", "Velia",
"El Mayor", " Granma " (obra colectiva), "Oveja Negra", "Si Tengo un
Hermano", etc. Estas canções iriam ser editadas, anos mais tarde, em
discos como "Los Tres del Gesi", "Cuando Digo Futuro" ou "Memorias".
Em 72 , faz uma tourné pela Alemanha e Chile , onde partilha cenário
com Isabel Parra (filha de Violeta ) e Víctor Jara (que morreria
assassinado no ano seguinte após o golpe militar de Pinochet). Nesse ano
decorre em Havana o Encontro de Música Latino-americana. No final do
ano, a 1 de Dezembro, Silvio, Pablo e outros novos cantores cubanos, a
maior parte ligados ao GESI (Noel Nicola, Eduardo Ramos, Augusto Blanca,
Pedro Luís Ferrer, Santiago Feliú, Vicente Feliú, Sara González, Pancho
Amat - que anos depois faria parte do conjunto de Juan Perro, etc.),
unem-se para constituírem a Nueva Trova Cubana, dedicando-se a procurar
novos trovadores por toda a ilha.
Já em 74 , organiza-se na República Dominicana o Festival Internacional
de Cantores Sete Dias com o Povo, ao qual assistiu uma delegação cubana
composta por Silvio e Noel Nicola. Outros artistas participantes desse
evento seriam Mercedes Sosa , Los Guaraguao, Danny Rivera, Roberto
Darkin, Pi de la Serra, Guadalupe Trigo e Expresión Joven, entre outros.
Foi a primeira vez que Silvio cantou perante um estádio lotado.
No ano seguinte, grava o seu primeiro LP, Días y Flores , acompanhado
pelos músicos do GESI e da Orquestra EGREM. Na Espanha de Franco o disco
mudou o nome para "Te Doy una Canción", devido à proibição governativa
da canção que dava título ao disco e de "Santiago de Chile"). Especial
destaque para as canções "Pequeña Serenata Diurna", com ares de bossa
nova brasileira, "Yo Digo que las Estrellas" e a surrealista "Sueño con
Serpientes". O uruguaio Daniel Viglietti gravaria também um disco com o
GESI.
Em 1976 , Silvio alista-se como membro da "brigada artística" para ir
junto das brigadas internacionalistas cubanas para a guerra de Angola.
Após ter feito "Testamento" (depois gravado no disco Rabo de Nube ),
parte para esse país, onde compõe, entre outras, "Canción para Mi
soldado", "Pioneros" e "La Gaviota".
Ao regresso, faz uma tourné pela Espanha, onde gravaria acompanhado apenas
de seu violão o disco "Al Final de Este Viaje" , onde cantava algumas das
suas primeiras canções (algumas delas já gravadas com o GESI e editadas
em discos compilatórios), tais como "Ojalá", "La Era Está Pariendo un
Corazón", "Canción del Elegido" e "Óleo de Mujer con Sombrero".
O seu seguinte disco, em 1979 , também seria só com violão, embora já com uma técnica mais madura; intitulou-se Mujeres e
incluiu obras como "Adónde Van", o humorístico "Cierta Historia de Amor"
e "Qué Hago Ahora (¿Dónde Pongo lo Hallado?)".
No fim da década de setenta viaja pela primeira vez aos Estados Unidos ,
cantando junto a Pete Seeger, e a seguir à Dinamarca e Noruega . A
partir dessa altura, começaria a fazer tournés pela América Latina toda
e pela Península Ibérica. Em 1980 , gravou Rabo de Nube I (embora o
segundo volume jamais chegaria a ser gravado), onde combinava
elementos acústicos com teclados e sintetizadores. O disco incluía a
colaboração da irmã de Silvio, Anabel López, na canção "Te Amaré" e de
Yanela Lojos na harpa de "Rabo de Nube". O disco incorporava ainda
canções como "Vamos a Andar", "Fábula de los Tres Hermanos" e
"Testamento", que termina com uma curiosa côdea instrumental.
Em 1982 , gravou Unicornio, que incluía a canção homônima e que
posteriormente iria converter-se na mais famosa de Silvio.
O disco, com uma orquestração mais rica do que a anterior, incluía ainda
a "Canción urgente para Nicaragua ", uma homenagem à Revolução
Sandinista de 1979 , "Por Quien Merece Amor", uma crítica aos EUA e um
canto à solidariedade internacionalista cubana, "La Maza" (com ritmo de
chacarera argentina) e outros títulos de temática diversa. Na tourné
estaria acompanhado por Pablo Milanés e mais três músicos.
O concerto na Argentina , com a colaboração de músicos como León Gieco,
seria editado posteriormente em disco. Em 1983, colabora
no disco do espanhol Luis Eduardo Aute Entre Amigos . No ano seguinte,
grava o disco triplo "Tríptico Volume I", acompanhado de EGREM, antigos
músicos do GESI, e as cordas da Camerata Brindis de Salas, com
colaborações como Anabel López, Pablo Milanés, Pancho Amat ou o conjunto
Manguaré. Ainda em 83, participa com dois títulos no trabalho colectivo
já mítico gravado em Manágua em apoio da Revolução Sandinista : "Abril
en Managua . Concerto da paz na Centro-América"; um grande concerto em
que participam artistas do panorama revolucionário latino-americano como
Gabino Palomares e Amparo Ochoa ( México ), Ali Primera ( Venezuela ),
Mercedes Sosa (Argentina), Luís Enrique e Carlos Mejía Godoy & Los de
Palacagüina ( Nicarágua ), Chico Buarque e Raimundo Fagner ( Brasil ),
Daniel Viglietti ( Uruguai ), etc. Silvio cantou nessa tarde memorável
"El Dulce Abismo" e "Canción Urgente para Nicaragua ".
Em 1985, colabora no disco Querido Pablo , onde Pablo Milanés dá uma
vista de olhos às suas velhas músicas, com novos arranjos e colaborações
de velhos amigos, cantores e escritores. No mesmo ano, começa uma tourné
com o grupo Afrocuba, dirigido por Oriente López, e com mais de uma
dezena de músicos. Com eles, grava em 1986 em Madrid (Espanha) o disco
duplo "Causas y Azares", com canções como "Te Conozco", "Sueño de una
Noche de Verano" (rock), "Canción en Harapos" (crítica à hipocrisia e a
acomodação dos pequenos-burgueses), "Requiem" (triste canção de desamor) e a
energética "No Hacen Falta Alas".
Em 1988 , entre Londres e Havana, grava "Oh, Melancolía" , também disco
duplo, com títulos como a feminista "Eva", "Jerusalén Año Cero", leitura
revolucionária da figura de Jesus Cristo, "En el Jardín de la Noche"
(homenagem à Lua e às viagens espaciais) e "El Extraño Caso de las Damas
de África".
Já em 1990 , Silvio faz uma tourné com o mítico grupo cubano Irakere e
com o pianista Chucho Valdés . Após o fim da ditadura militar chilena,
viaja com o seu grupo a esse país e dá um concerto no Estádio Nacional
de Santiago , perante 80.000 pessoas. Desse concerto iria ser editado um
disco triplo (e CD duplo) em que aparecem títulos nunca antes gravados
em estúdio, como "Venga la Esperanza" ou "El Hombre Extraño", dedicada
ao cantor chileno Víctor Jara.

Em 1992 fez uma tourné com Diákara (músicos de Afrocuba e Irakere e
começa a gravar um disco que ainda não foi publicado. Nessa altura é que
principia a apoiar músicos da chamada Novíssima Trova Cubana, como
Carlos Varela, e colabora em discos de diversos artistas e grupos, tais
como Taller Canario.
Em 1992 é publicado o disco Silvio , primeiro de uma trilogia.Seguiram-se
Rodríguez ( 1994 ) e Domínguez ( 1996 ). Esses discos, com grande
sucesso entre o público, incluem temas como "Quién Fuera", "La Guitarra
del Joven Soldado" (a lembrar a sua juventude), o swing "La Desilusión",
"Escaramujo", que tem uma versão a cargo do grupo coral cubano Vocal
Sámpling), "Flores Nocturnas" (um canto às prostitutas), "Desnuda y con
Sombrilla", (um original tema erótico), "Ala de Colibrí", "Canción del
Trovador Errante" (totalmente falado sobre um fundo electrónico), "Me
Quieren" (tema engraçado dedicado aos seus "inimigos"), ou "Reino de
Todavía" (sobre a situação actual entre Cuba e os Estados Unidos). Esta
trilogia tem quase somente violão (com algumas pitadas de percussão manual e
"natural", além de ligeiros elementos electrónicos em Domínguez.
Já no fim da década, em 1999 , editou com o guitarrista Rey Guerra o
disco Mariposas , em que colaborou a companheira de Silvio, Niurka
González, que toca flauta em dois temas. Disco não tão bem sucedido como
os anteriores, incluiu temas como "Olivia", "Viñeta" e "Sin Hijo ni
Árbol ni Libro".

Após um período sem tournés, deu-se à tarefa de compor e arranjar o seu
próximo disco, desta vez orquestrado. Intitulado Expedición , foi
editado em 2002 , contando com a participação de membros da Orquestra
Nacional de Cuba, alguns dos músicos habituais na discografia de Silvio,
incluída a irmã Anabel López, Pancho Amat, Niurka González, Yanela
Lojos, etc, estudantes de música e membros do conjunto Diákara. Inclui
canções como "Tiempo de Ser Fantasma", "Sortilegio", "Fronteras" o
"Anoche Fue la Orquesta".
Cita con Ángeles , de 2003 , com canções compostas nessa altura, é um
disco de importante compromisso político, com denúncias contra o
imperialismo e a guerra contra o povo Iraquiano ("Sinuhé"), mensagens
contra Bush , Tony Blair e Aznar, e referências ao 11 de Setembro . O
disco foi dedicado à sua filha Malva e ao seu neto Diego, recém-nascidos
no momento em que o disco era gravado.
Em 2006 , publica "Érase que se Era" , compilação de canções de etapas muito recuadas na sua
carreira musical (entre 1968 e 1970 ).
Silvio e Pablo tornaram-se um pouco conhecidos no Brasil, graças a
gravações de Chico Buarque: "Pequeña Serenata Diurna"(1978), no
antológico disco das samambaias e depois "Yolanda" e "De Que Callada
Manera"(como se fosse a primavera).
Existem variações de sua discografia em função de diversas causas:
chancela discográfica, editoras, censura, etc, tendo sido alterados
alguns discos, títulos e capas. Contudo, podemos dizer que esta é
aproximadamente a discografia original:
* Días y flores ( 1975 )
* Al final de este viaje... 1968/1970 ( 1978 )
* Mujeres ( 1979 )
* Rabo de nube ( 1980 )
* Unicornio ( 1982 )
* Silvio Rodríguez y Pablo Milanés en vivo en Argentina ( 1984 )
* Tríptico (álbum) (triplo LP, 1984 )
* Causas y azares ( 1986 )
* Oh melancolía ( 1988 )
* Silvio Rodríguez en Chile ( 1990 )
* Silvio ( 1992 )
* Mano a mano (com Luis Eduardo Aute ) ( 1993 )
* Rodríguez ( 1994 )
* Domínguez ( 1996 )
* Descartes ( 1998 )
* Mariposas ( 1999 )
* Expedición ( 2002 )
* Cita con ángeles ( 2003 )
* Érase que se era ( 2006 )
* Segunda Cita(2010)

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