19 de agosto de 2010

O amante da música

Cole Albert Porter ( 9 de junho de 1891 - 15 de outubro de 1964 ),
músico e compositor norte americano.


Porter nasceu em Peru, Indiana , de família abastada. Seu avô materno,
James Omar "J.O." Cole, era especulador de carvão e madeira e dominava a
família da filha. A mãe de Cole iniciou-o no estudo musical desde tenra
idade; ele aprendeu violino aos seis anos, piano aos oito e escreveu sua
primeira opereta (com o auxílio da mãe) aos 10. Ela não só reconheceu
como incentivou os talentos do filho e chegou a alterar sua data de
nascimento de 1891 para 1893 para fazê-lo parecer mais precoce. O avô de
Porter, J.O. Cole, queria que o garoto se tornasse advogado e, pensando
nessa carreira, enviou-o para a Academia de Worcester em 1905 e depois
para a Universidade de Yale em 1909.



Nesse período, Porter compõe uma série de canções estudantis, incluindo
as do time de futebol americano "Bulldog Bulldog" e "Bingo Eli Yale"
tocadas em Yale ainda hoje. Cole Porter compõe cerca de 300 canções
no período de Yale.



Porter passa um ano na Faculdade de Direito de Harvard em 1913 (onde foi
colega de quarto de Dean Acheson), e então transfere-se para a Faculdade
de Artes e Ciência.



Em 1915, sua primeira canção para a Broadway, "Esmeralda", aparece na
revista "Hands Up". O rápido sucesso é seguido imediatamente por um
fracasso; sua primeira produção para a Broadway, em 1916, "See America
First" ( libreto de Lawrason Riggs), fica apenas duas semanas em cartaz.
As produções seguintes também fracassam. Essa sucessão de insucessos faz
com que Porter se auto-exile em Paris, vendendo músicas e sendo
sustentado, em parte por seu avô, em parte por sua mãe.


Porter trabalhava como compositor quando os Estados Unidos entraram na
Primeira Guerra Mundial em 1917. Ele viajou por toda a Europa ,
relacionando-se com alguns dos mais conhecidos intelectuais e artistas
da época e tornando-se um dos membros da chamada "Geração Perdida".

Em 1918, Porter conhece Linda Lee Thomas , uma rica divorciada de
Louisville, Kentucky , oito anos mais velha que ele, com quem se casa no
ano seguinte.


Diferente de alguns de seus contemporâneos, como George Gershwin e
Irving Berlin , Porter não fez sucesso imediato na Broadway. No entanto,
nascido e casado na riqueza, ele não sofreu com falta de dinheiro e
estabeleceu-se fora de sua terra, os Estados Unidos , durante
praticamente todos os anos 1920, vivendo uma vida de luxo na Europa .
Apesar disso, Porter não ficou ocioso e continuou a escrever. Muitas
dessas canções tornaram-se sucessos depois.


Porter reintroduziu-se na Broadway com o musical "Paris" (1928), onde
aparece um dos seus grandes sucessos, "Let's Do It (Let's Fall in
Love)". O próximo show, "Fifty Million Frenchmen" (1929), incluia vários
números populares, dos quais faziam parte "You Do Something to Me" e
"You've Got That Thing". Finalizando a década, estreou em 30 de dezembro
de 1929 "Wake Up and Dream", com uma partitura que incluia a música
"What Is This Thing Called Love?"

Começam os anos 1930 com a revista "The New Yorkers" (1930), incluindo a
canção "Love For Sale". A letra desta música foi considerada forte
demais para as rádios, mas tornou-se um padrão posteriormente. A seguir,
veio o último show teatral de Fred Astaire, Gay Divorce (1932). Nele
aparece aquele que talvez seja o maior sucesso de Cole Porter, "Night
and Day".


Em 1934, Porter escreve aquele que, para muitos, é seu melhor trabalho
no período, "Anything Goes" (1934). Suas canções incluem "I Get a Kick
out of You", "All Through the Night", "You're the Top", "Blow, Gabriel,
Blow" e a canção-título. Durante anos, os críticos comparam muitos de
seus shows - desfavoravelmente - a este. "Anything Goes" marca também a
estréia da cantora Ethel Merman em shows de Porter, estrela em cinco de
seus musicais.


"Jubilee" (1935), escrita com Moss Hart durante um cruzeiro pelo mundo,
não foi um grande sucesso, mas lançou duas músicas que hoje fazem parte
do cancioneiro americano — "Begin the Beguine" e "Just One of Those
Things". "Red Hot And Blue" (1936), estrelado por Merman, Jimmy Durante
e Bob Hope, introduziu "It's De-Lovely", "Down in the Depths (on the
Ninetieth Floor)", e "Ridin' High".


Porter também escreveu para Hollywood, incluindo a partitura para Born
To Dance (1936), lançando "Easy to Love" e "I've Got You Under My Skin",
e Rosalie (1937), lançando "In the Still of the Night". Além disso,
compôs a música de "cowboy" "Don't Fence Me In", para um filme de 1930
nunca produzido, que só obteve sucesso quando Roy Rogers e Bing Crosby &
The Andrews Sisters a lançaram, nos anos 1940.


Porter continuava a viver a vida em grande estilo, em grandes festas,
com grandes e famosos amigos. Na verdade, algumas de suas letras
mencionam seus amigos da época.

Então, em 1937, um acidente a cavalo quebrou suas duas pernas e deixou-o
com dores crônicas, severamente incapacitado. Os médicos aconselharam sua
esposa e sua mãe a amputar sua perna direita e, eventualmente, a
esquerda, mas elas não concordaram. Porter submeteu-se a mais de 30
cirurgias nas pernas e sofreu dores constantes pelo resto da vida.
Durante esse período, o número de operações levaram-no a grave
depressão. Foi uma das primeiras pessoas a experimentar a terapia de
eletrochoque .

Apesar da dor, Porter continuou a escrever musicais de sucesso. "Leave
It to Me!" (1938) (apresentando Mary Martin cantando "My Heart Belongs
to Daddy"), "DuBarry Was a Lady" (1939), "Panama Hattie" (1940), "Let's
Face It!" (1941), "Something for the Boys" (1943) e "Mexican Hayride"
(1944) foram todos sucesso. Esses shows incluíam canções como "Get Out
of Town", "Friendship", "Make It Another Old-Fashioned Please", e "I
Love You". No entanto, para muitos críticos, suas músicas estavam se
tornando menos mágicas e após dois fracassos, "Seven Lively Arts" (1944)
(que incluia o sucesso "Ev'ry Time We Say Goodbye") e "Around The World"
(1946), muitos consideraram que seu melhor período havia terminado.


Em 1948, Porter faz seu grande retorno ao sucesso, escrevendo aquele
que, para muitos, foi seu show de maior sucesso, "Kiss Me, Kate". A
produção ganhou um Tony Award de Melhor Musical e Porter o prêmio de
Melhor Compositor e Letrista. O repertório — geralmente considerado o
seu melhor — incluía "Another Op'nin' Another Show", "Wunderbar", "So
In Love", "We Open in Venice", "Tom, Dick or Harry", "I've Come to Wive
It Wealthily in Padua", "Too Darn Hot", "Always True to You in My
Fashion", and "Brush Up Your Shakespeare". Porter voltava ao topo.


Apesar do próximo show — Out Of This World (1950) — não ter sido um
grande sucesso, o show seguinte, "Can-Can" (1952), apresentando "C'est
Magnifique" e "It's All Right with Me", foi um grande hit. Sua última
produção para a Broadway, "Silk Stockings" (1955), lançando "All of
You", foi também bem sucedida.


Após seu acidente, Porter continuou também a trabalhar para Hollywood,
escrevendo as partituras para dois filmes de Fred Astaire , " Broadway
Melody of 1940 " (1940) com Eleanor Powell , incluíndo as músicas "I
Concentrate on You", e "You'll Never Get Rich" (1941). Mais tarde compos
as músicas para o filme " O Pirata " (1948), com Gene Kelly / Judy
Garland . O filme deu prejuízo, apesar de apresentar a música "Be a
Clown" (cujos "ecos" curiosamente se fazem presentes na música "Make 'Em
Laugh", apresentada por Donald O'Connor no musical "Cantando na Chuva" (
Singin' in the Rain ) de 1952). "Alta Sociedade" ( High Society )
(1956), estrelado por Bing Crosby , Frank Sinatra e Grace Kelly , trás o
último sucesso de Cole Porter, "True Love". Escreveu também canções para
o musical "Les Girls" (1957) com Gene Kelly. Sua última partitura foi
para um especial de TV da CBS, Aladdin (1958).


Após uma série de úlceras e 34 operações, sua perna direita teve de ser
amputada e substituida por uma prótese mecânica em 1958. A amputação
sucedeu-se à morte de sua mãe em 1952 e ao fim da batalha de sua esposa
contra um efisema em 1954. A sucessão de reveses combinados
mostraram-se fortes demais para Porter. Ele não escreveu mais nenhuma
canção após 1958 e passou seus últimos anos em relativa reclusão.

Cole Porter morreu de falência renal aos 73 anos em Santa Monica ,
California e foi enterrado no Mount Hope Cemetery em sua cidade natal,
entre os túmulos de sua mãe e sua esposa.


Os shows relacionados são musicais de teatro, fora os mencionados como
de outras fontes. (No caso da peça teatral ter-se transformado em filme
posteriormente, o ano de referência é o da versão teatral.)
* (1916) See America First
* (1919) Hitchy Koo Of 1919 — "An Old Fashioned Garden"
* (1928) Paris — " Let's Do It, Let's Fall in Love "
* (1929) Wake Up And Dream — " What Is This Thing Called Love? "
* (1929) Fifty Million Frenchmen — " You Do Something to Me "
* (1930) The New Yorkers — " Love for Sale ", "I Happen to Like
New York"
* (1932) Gay Divorce — " After You, Who? ", " Night And Day "
(base para o filme The Gay Divorcee de 1934)
* (1933) Nymph Errant — "Experiment", "The Physician", "It's Bad
for Me"
* (1934) Anything Goes — " All Through the Night ", " Anything
Goes ", "Blow Gabriel, Blow", " I Get a Kick Out of You ", " You're the
Top "
* (1934) Adios Argentina (não-produzida) — " Don't Fence Me In "
* (1935) Jubilee — " Begin the Beguine ", " Just One of Those
Things "
* (1936) Red, Hot and Blue — " It's De-Lovely "
* (1936) Born to Dance (filme) — " Down in the Depths (on the
Ninetieth Floor) ", " You'd Be So Easy to Love ", " I've Got You Under
My Skin "
* (1937) Rosalie (filme) — " In the Still of the Night "
* (1937) You Never Know — " At Long Last Love ", "From Alpha to
Omega", " Let's Misbehave "
* (1938) Leave It to Me! — "From Now On", " My Heart Belongs to
Daddy "
* (1939) Broadway Melody Of 1940 — "Between You And Me", " I
Concentrate on You ", " I've Got My Eyes on You ", "I Happen to Be in
Love", " Begin the Beguine "
* (1939) Dubarry Was A Lady — " Do I Love You? ", " Well, Did You
Evah! ", " Friendship "
* (1940) Panama Hattie — "Let's Be Buddies", "Make It Another
Old-Fashioned, Please"
* (1941) You'll Never Get Rich (filme) — " Dream Dancing ", " So
Near and Yet So Far "
* (1941) Let's Face It — " Everything I Love ", "I Hate You,
Darling"
* (1942) Something for the Boys — "Could It Be You"
* (1942) Something To Shout About — " You'd Be So Nice to Come
Home To "
* (1943) Mexican Hayride — " I Love You "
* (1944) Seven Lively Arts — " Every Time We Say Goodbye "
* (1946) Around the World in Eighty Days — "Look What I Found"
* (1947) The Pirate — " Be a Clown "
* (1948) Kiss Me, Kate — "Another Op'nin', Another Show", "Brush
Up Your Shakespeare", "I Hate Men", " So in Love ", " Too Darn Hot "
* (1950) Out Of This World — " From This Moment On ", "I Am Loved"
* (1953) Can-Can — " I Am in Love ", " I Love Paris ", " C'est
Magnifique "
* (1954) Silk Stockings — " All of You ", "Paris Loves Lovers"
* (1955) High Society — " Mind if I Make Love to You? ", " True
Love ", " Who Wants to Be a Millionaire? ", " You're Sensational "
* (1956) Les Girls — " Ca, C'est L'amour ", "You're Just Too, Too"
* (1958) Aladdin (televisão) — "Opportunity Knocks But Once"


Faça o download de seu songbook no link a seguir:
[Cole Porter - The Songbook Of Jazz - Piano]

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